Sustentabilidade Empresarial: uma prática que só traz benefícios

Hoje, 1º de junho, inicia-se a Semana Nacional do Meio Ambiente, até o dia 05, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil. A data, criada pela ONU em 1972, busca chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

No caso das empresas, a adoção de práticas sustentáveis também traz impactos comerciais positivos, pois, atualmente, consumidores buscam empresas com valores parecidos aos seus, com ações positivas para seus trabalhadores, a sociedade e o planeta. Sustentabilidade empresarial vai além de questões ambientais. Envolve pensar um sistema de gestão que alie a lucratividade ao bem-estar dos colaboradores e consumidores, o uso consciente dos recursos naturais e a preocupação a preservação do meio ambiente em todo o processo produtivo e descarte dos resíduos.

Conheça, a seguir, três vantagens comerciais de adotar a Sustentabilidade Empresarial:

  1. Economia

A principal barreira para a adoção de práticas sustentáveis é a crença de que esses processos são caros. Mas é preciso pensar no médio/longo prazo. Investir em tecnologia para reduzir a quantidade de papel, comprar copos e xícaras duráveis em substituição aos descartáveis são ações simples com retorno financeiro palpável.

2. Publicidade positiva

Os consumidores estão cada vez mais críticos e atentos aos processos produtivos das empresas. Anunciar para eles, por exemplo através das redes sociais, quais são as práticas sustentáveis da sua empresa aumentam a percepção positiva sobre a marca, contribuindo com o engajamento dos clientes. Investir na sustentabilidade empresarial reforça a imagem do seu negócio, trazendo publicidade positiva e aumentando sua competitividade no mercado.

3. Atração de novos mercados

O aprimoramento da imagem positiva da empresa por parte da sociedade traz outro benefício: o olhar interessado de potenciais investidores. Desse modo, a organização se torna uma possível parceria de negócios, com chances reais de expansão de mercados. Tal efeito é natural, já que os investidores sabem que os modelos de negócios pautados no desenvolvimento e consumo sustentável são muito promissores, estando em alta no momento e com certeza de crescimento.

Sua empresa quer começar a ter compromisso com a sustentabilidade? Comece pelo mais simples: revise práticas rotineiras, como adoção de reciclagem, redução ou eliminação de descartáveis e substituição do tradicional papel A4 por papel reciclável. Mobilize todo o seu time de colaboradores para que buscar a sustentabilidade seja uma prática coletiva. O importante é dar o primeiro passo!

Compartilhe: