INSS: Novas regras para prova de vida em 2023

Se você é aposentado ou pensionista do INSS, foi divulgado no dia 24 de Janeiro, um novo formato para a realização da prova de vida, com o objetivo de facilitar a comprovação e evitar filas. 

Primeiro vamos falar o que é Prova de Vida, um procedimento anual para comprovar que a pessoa que recebe algum benefício de longa duração do INSS está viva.

Neste ano, será realizado um cruzamento de informações dos segurados para confirmar que o titular do benefício realizou alguma movimentação ou algum ato que esteja registrado em bases de dados da autarquia ou mantidas pelos órgãos federais.

Com isso, a prova de vida poderá ser feita a partir de registros de vacinação, consultas realizadas no SUS, comprovante de votação das eleições, emissão ou renovação de passaporte, CNH ou outros documentos. Se o beneficiário não realizar nenhuma destas atividades que comprovem o seu status, será convocado para fazer a prova de vida.

Vale lembrar também que a data da prova de vida permanece sendo o mês do aniversário. A contar da data de aniversário do titular do benefício, o INSS terá 10 meses para comprovar a vida da pessoa.

Já sabia destas alterações na prova de vida? 

Compartilhe: