PLANEJANDO, ANDANDO, COM CALMA E FELICIDADE

Todo mês de dezembro a gente faz um planejamento e analisa o que deu certo e errado no ano que vai se encerrando. Esse, digamos, ritual, é algo muito importante e precisa de pequenos passos para de fato impactar positivamente nas nossas vidas.

Primeiro: nada de desanimar diante do que não foi realizado ou daquilo que não alcançamos. Planejar é isso e encarar os resultados negativos faz parte do exercício diário de construir resiliência e persistência. Um por cento a mais no ano seguinte já é um sucesso. Vamos nessa.

E planejar exige da gente mediação e equilíbrio, porque a não ser que a gente acerte a mega da virada, sozinho, dificilmente ficaremos milionários entre dezembro e julho. Logo, vamos com calma. Pensando em melhorar o planejamento, preparamos algumas dicas para vocês.

  1. Primeiro precisamos entender o que desejamos, sonhamos e aquilo que é prioridade. O sonho pode exigir mais tempo e paciência, além de não ser tão urgente como, por exemplo, cursar uma nova pós-graduação para melhorar a nossa posição profissional. Então este é o primeiro exercício para chegarmos aos objetivos para o ano que chega e o planejamento necessário para alcançá-lo.
  1. Superado o primeiro passo, agora é olhar para dentro: como estamos em termos de recursos e tudo que é necessário para chegarmos aos objetivos? O que estiver faltando também precisa ser planejado.
  1. Sei o que quero, entendo o que possuo para alcançá-lo, agora é a hora de pensar o tempo e etapas. Seja justo e paciente, o tempo é nosso aliado e a calma um recurso fundamental. Não adianta acelerar, antecipar e gerar caos, embolar os tempos, provocar confusão e sensação ruim.
  1. Tenha calma, mas ande. Estabeleça métricas, seja em tempo, percentual… defina períodos e metas, distribua os tempos para você verificar se estamos caminhando.
  1. E ao final de 2023? Olhe, analise e reflita sobre aquilo que não foi alcançado, pensando em como melhorar no novo ciclo.

Essas são algumas dicas a partir das nossas experiências. Esperamos que 2023 seja incrível e que a OCF possa ser uma parceira fundamental na busca pela felicidade. 

Compartilhe: