Open Banking: entenda a novidade que promete beneficiar o consumidor

Você provavelmente já ouviu falar sobre Open Banking, certo? Essa novidade no universo das instituições financeiras promete beneficiar o consumidor final. Isso porque no Open Banking, os dados e histórico como cliente de um banco passam a ser abertos e poderão ser compartilhados com outros bancos, mediante autorização prévia. A proposta é incentivar a concorrência, resultando em melhores condições, taxas e prazos para o cliente, que passa a ter o controle dos próprios dados.

No Brasil, a medida está sendo promovida pelo Banco Central, responsável pela autorização e pela regulamentação das instituições financeiras participantes. Lembrando que, para os grandes bancos, a adesão é obrigatória.

A implementação foi dividida em fases, mas a expectativa é que até dezembro de 2021, esteja em pleno funcionamento. Já no dia 15 de julho, iniciará o compartilhamento de dados de clientes entre as instituições participantes. Esse compartilhamento só ocorrerá caso o cliente autorize previamente a disponibilização de informações como dados cadastrais e transações, mas a finalidade e o prazo pelo qual elas estarão disponíveis devem estar devidamente definidos. A autorização do cliente sobre o compartilhamento de dados é válida por apenas 12 meses e pode ser interrompida a qualquer momento.

Em seguida, a partir de 30 de agosto de 2021, começará o compartilhamento de serviços de pagamento. Isso significa que os clientes poderão acessar serviços de pagamento fora do banco, e não só nos canais que ele disponibiliza. Isso será possível porque, como os dados estarão compartilhados, outra instituição poderá acessá-los para que o cliente faça um pagamento, desde que exista essa integração entre ambas.

A medida traz transparência e incentiva que as instituições financeiras desenvolvam serviços e soluções cada vez mais personalizadas para o cliente, que se beneficia de mais autonomia na tomada de decisões e em poder migrar entre as instituições dependendo do que lhe for mais benéfico.

Compartilhe: