O QUE LIMITA VOCÊ DE VENDER MAIS

O conceito de vender é bem simples, praticar comércio e negociar em troca de recursos monetários. Aliás, este ainda é o princípio que uma parte dos profissionais de vendas usa. Mas a realidade é que vender vai muito além de ofertar algo e receber em troca dinheiro.

Vendas têm relação direta com pessoas, desta forma, seria muito simplista pensar assim. Como coach de líderes e treinadora comportamental, o meu objetivo no processo de vendas é ajudar os profissionais a criarem o comportamento ideal e autoliderança para vender mais. Você deve estar se perguntando: Como liderança e comportamento ajudam a crescer minhas vendas?

Garanto que sim! Pois na minha experiência, vender é a arte de influenciar às pessoas a comprarem aquilo que vai atender a sua necessidade no momento. Por isso, é preciso entender muito de gente e como às pessoas pensam, sentem e agem. Importante ressaltar, que o objetivo não é manipular, jamais, e sim conectar-se com esta pessoa a ponto de ofertar o melhor para ela.

E para isso é preciso ser um profissional extraordinário, que tem domínio de si e do seu entorno, que consegue ouvir e observar com maestria, trabalhando seus pontos de limitação e expandindo tudo que possa alavancar suas vendas.

Neste artigo, vou falar de 3 componentes que podem limitar suas vendas e por quê:

1. FOCO NO PRODUTO/SERVIÇO E NÃO NA PESSOA

Quando se vende, você está dentro de um sistema que tem um vendedor, um comprador, às vezes um influenciador, um fornecedor etc. Conhecer o funcionamento dos participantes deste sistema fará muita diferença, mesmo em vendas rápidas.

São poucas perguntas e muita escuta que trará este conhecimento. Neste ponto, entra o autoconhecimento e a habilidade comportamental. Trabalhando o poder mental da positividade e conexão, a empatia e envolvimento no relacionamento. Quanto mais conexão gerada antes da venda, maior a abertura do comprador.

Podemos dizer que é o trabalho inicial do funil de vendas. Você pode colocar foco na pessoa, “aquecer” através da observação, escuta e comunicação, criando envolvimento para ter a melhor conexão. Deixando a pessoa pronta para ouvir o que você tem a oferecer.

Pare de focar primeiro no produto/serviço, construa conexões. Você pode vender o mesmo produto/serviço de formas diferentes, mas para isso, precisa ter a maestria de entender e influenciar pessoas.

2. A CULPA

Como a culpa pode impedir alguém de vender mais? Toda vez que você culpa o mercado, a empresa, o produto, o cliente etc., por não ter um bom desempenho nas vendas, você limita ao máximo seu campo de criatividade. A culpa não combina com inovação e mudança. Culpa é uma prisão que não deixa a pessoa aprender e crescer.

Hoje se você não está conseguindo vender mais, evite a qualquer custo culpar algo ou alguém. Passe, a partir de agora, a assumir responsabilidade por seu resultado, que é muito diferente de culpa.

A responsabilidade tem como condição: você pode e deve fazer algo a respeito. Você pode mudar aquele cenário, mesmo que difícil. É neste momento que se vê a diferença em quem trava e quem prospera.

Um excelente exercício para lidar com a responsabilidade é fazer algumas perguntas abertas para você:

· O que meu mercado/cliente está pedindo e que não estou ouvindo?

· Como posso comunicar diferente?

· Qual a necessidade principal do meu público? O que ele busca de verdade?

· Quais as habilidades preciso melhorar, para ficar excelente apesar das dificuldades?

· O que posso fazer e que depende de mim?

OBS.: De posse das respostas, crie um plano e entre em ação. Você vai descobrir novas oportunidades.

3. FALTA DE FOCO

Existem significados para foco, mas no meu entendimento, digo que é a capacidade de investir energia, estratégias e tempo em algo que é importante, até que consiga realizar.

A questão é que o ser humano tem dificuldades de lidar com a frustração, como se a mesma, tirasse o seu valor pessoal. À medida que um objetivo foi definido e não se têm êxito, a pessoa começa um processo de autossabotagem.

Muitos desistem daquele cliente, daquele negócio, daquela venda e empregam energia e força em outro contexto. E se não der certo, fazem de novo, de novo, de novo. O mesmo acontece com os planos. Definem um plano, começam a executar, nos primeiros desafios desistem e abrem uma nova porta. Muito tempo, esforço, dinheiro, energia e pouco desempenho nas vendas.

Para ser focado é preciso ter disciplina e comprometimento com seu objetivo. Não estou falando de teimosia, e sim persistência, consistência e ação até a realização.

O objetivo aqui não é ensinar a vender, mas expandir a consciência para o que pode limitar o potencial criativo e realizador de quem está vendendo algo, mesmo ideias. Lembrando que as vendas vão crescer, a partir da criação de algo novo (estratégias, comunicação, condução etc.). Porque fazer e se comportar como hoje, vai te trazer o padrão de venda atual. Quer aumentar às suas vendas? Passe a PENSAR, SENTIR, AGIR e GERIR num patamar acima, faça diferente e melhor, convergente com o tamanho que quer crescer.

Afinal, tudo começa a partir de você!

Dirlene Costa

Leader Coach & Trainer Comportamental

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