O prazo final do IRPF está quase aí! Confira algumas dicas:

O prazo para entregar a declaração do IRPF se encerra na próxima segunda-feira (31/05), e para quem ainda não fez a entrega, vale a pena conferir que aspectos garantem uma restituição maior.

Confira abaixo!

Para os investidores:

Ao informar investimentos feitos ao longo de 2020, é possível deduzir as taxas de corretagem dos ganhos líquidos, reduzindo assim os rendimentos da aplicação. Essas informações estão disponíveis no informe de rendimentos da corretora, exceto para ações. Nesse caso, o contribuinte deve fazer os cálculos de forma independente.

Para quem realizou reformas em 2020:

Reformas estruturais em um imóvel, que aumentem o valor do bem, podem alterar o valor dele na declaração do Imposto de Renda. Mas a mudança gera uma economia futura! Embora não represente um aumento imediato na restituição, isso pode gerar uma economia futura, na apuração do ganho de capital quando a casa ou o apartamento for vendido. É necessário guardar as notas fiscais que comprovem a valorização por meio da reforma. O documento pode ser requisitado pela Receita Federal até cinco anos depois da venda do imóvel.

Para quem possui dependentes:

A inclusão de dependentes na Declaração do Imposto de Renda geralmente representa, para o contribuinte, menos imposto devido ao leão ou um valor mais alto de restituição. Além da dedução anual de R$2.275,09 por dependente, também é possível abater as despesas com educação e saúde. No entanto, esse ano, com a regra referente a devolução do Auxílio Emergencial, os cuidados precisam ser redobrados.

Isso porque, quem recebeu qualquer valor do auxílio somado a rendimentos tributáveis acima de R$ 22.847,76, deverá devolver os valores do benefício. E atenção: também deverá ser devolvido o valor do auxílio recebido pelos dependentes. Por isso é preciso colocar na ponta de lápis se vale a pena declarar o dependente nesse caso!

A devolução dos valores acontece no ato do envio da declaração, quando automaticamente será gerado um DARF e não há possibilidade de parcelamento para a devolução.

Para uma declaração sem erros, consulte um contador.

Compartilhe: