Livre-se de maus comportamentos no trabalho

Uma matéria recente publicada no site Pequenas Empresas Grandes Negócios traz cinco conselhos de Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway, com quase 90 anos de idade, para alcançar o potencial máximo no trabalho, baseado naquilo que ele chama de “livrar-se de maus comportamentos”.

Confira:

Fofoca: apesar de ser comum em locais de trabalho, a fofoca é uma prática que pode causar danos irreversíveis no bem-estar de uma equipe, como a falta de confiança. Além disso, os colaboradores que são vítimas das fofocas podem sofrer de ansiedade, stress e ter sua produtividade impactada.

  • Gestão baseada no medo: práticas autoritárias, que tem como objetivo amedrontar o time, estão totalmente ultrapassadas. A diferença entre um chefe e um líder está na habilidade de gerir pessoas, motivando os funcionários a experimentarem coisas novas, colaborarem com ideias e serem cada vez mais comprometidos e colaborativos.
  • Falta de comunicação: uma equipe precisa se comunicar bem e um líder precisa, especialmente, saber ouvir. Escutar as objeções, ansiedades e medos alheios, bem como dicas e sugestões, é fundamental.
  • Mentira: nesse caso, todo mundo sabe que é um mau comportamento, especialmente nos ambientesde trabalho. Por isso, para combater esse problema nos colaboradores, é preciso buscar entender quais são as razões para que a pessoa esteja agindo dessa maneira.
  • Falta de integridade:  em uma de suas cartas anuais aos acionistas da Berkshire Hathaway, Buffett escreveu: “São necessários 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para arruiná-la. Se você pensar sobre isso, fará as coisas de maneira diferente”. A pergunta é: como você pode arruinar sua reputação em cinco minutos? Não assumindo a responsabilidade por suas ações.

Fonte: Pequenas empresas grandes negócios

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