Índice ESG: qual a relação da contabilidade com a sustentabilidade nas empresas?

Nos últimos anos, todos os olhos estão virados para o índice ESG – Environmental, Social and Governance (em português, Ambiental, Social e de Governança), que engloba critérios para investidores que não visam somente o lucro mas também o modo como essa organização lida com questões de sustentabilidade, governança e responsabilidade social. Por conta disso, empresas também têm valorizado mais um compromisso voltado para sustentabilidade e engajamento com pautas sociais através de mais diversidade, iniciativas internas de transformação digital e reestruturação de imagem corporativa.

A contabilidade, enquanto alinhada com as inovações tecnológicas do mercado, se encontra hoje, mais do que nunca, como um mecanismo de gestão estratégica, e isso significa também ser um braço para demonstrações contábeis essenciais para a reestruturação de pautas sustentáveis para as empresas. Muito importante para a saúde financeira de qualquer negócio, dos menores a grandes empresas, a contabilidade possui a capacidade de prever cenários e soluções para eles, além de estruturar planejamentos para sua empresa a curto, médio e longo prazo.

Ainda assim, o contador se mostra ainda mais importante para a tomada de decisões e é na crise que os impulsos se tornam cada vez mais latentes. Por isso, a contabilidade tem também como objetivo produzir relatórios sobre a realidade econômica das empresas para fornecer aos investidores os dados essenciais para que sejam tomadas as decisões sobre futuros investimentos.

Ciente dessa questão, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou, em novembro de 2020, o Comunicado Técnico Geral (CTG) 09 – Relato Integrado. De acordo com ele, a “iniciativa vem ao encontro de uma necessidade do mercado brasileiro quanto à padronização de relatórios que atendam aos temas da agenda sobre Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG, na sigla em inglês”. Reconhecido enquanto uma referência metodológica de diretrizes, o Relato Integrado reúne as informações financeiras com as não financeiras.

As organizações internacionais estão também promovendo e acompanhando essas divulgações anuais, reconhecendo, sobretudo, o seu papel fundamental para o progresso econômico e social através da confiança da sociedade em relação ao mercado. A contabilidade, como um setor indispensável para as empresas, sobretudo para que essas demonstrações tomem corpo, mostra-se cada vez mais alinhada com o desenvolvimento demandado pela sociedade em relação às dimensões econômicas, sociais e de governança.

Compartilhe: