Inadimplência? Confira dicas para cobrar um cliente

Dados de 2020 da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Turismo mostrou que 68% das famílias brasileiras estão endividadas. Com a crise econômica, muitas pessoas deixam de honrar com seus compromissos, ao passo que as empresas precisam lidar com a alta da inadimplência.

Esse atraso no pagamento impacta diretamente o fluxo de caixa da empresa, por isso, é preciso cobrar os clientes de forma educada, mas eficiente. Separamos três dicas abaixo. Confira:

  1. Escolha bem as palavras

Seja por telefone, por mensagens, e-mail ou pessoalmente, seja cuidadoso com as palavras. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que “constranger ou ameaçar um cliente é crime, com pena de detenção de 3 meses a 1 ano, e multa”. Substituir termos como “dívida” por “débito” ou “valor em aberto” pode ser interessante, assim como manter o tom de voz sempre polido e educado.

  • Seja flexível

Em alguns casos, é melhor obter retorno do que deixar aquele montante da dívida crescer até que se torne impossível de o cliente arcar com o pagamento. Por isso, avalie junto ao seu contador até aonde é possível negociar e flexibilizar.

Parcelar em mais vezes, dar descontos, reduzir juros e oferecer formas diversificadas de recebimento – uma parte à vista com desconto, o restante parcelado, por exemplo – podem fazer a diferença na quitação de um débito.

  • Entenda seu cliente, mas não se envolva muito

Imprevistos acontecem, então, é preciso entender o cliente. Mas, existem devedores e devedores – algumas pessoas simplesmente não estão dispostas a pagar.

Na hora de fazer a cobrança, é indicado que seja compreensivo e educado, mas mantenha um tom impessoal, especialmente se o cliente começar a dar muitos detalhes sobre suas questões e problemas. Responda de forma acolhedora, mas mantenha posicionamento técnico, informando as possibilidades de pagamento.

Em termos de crise econômica, torna-se mais desafiador lidar com clientes inadimplentes, mas a cobrança é necessária, ainda que seja desconfortável.

Como sua empresa lida com esse problema?

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