Franquias: o que considerar antes de abrir

Abrir uma franquia pode ser uma ótima opção para quem quer empreender, mas não começar completamente do zero, afinal, já possuem um modelo de negócio consolidado. Separamos 3 pontos para serem avaliados antes de entrar de cabeça:


1) Defina seu orçamento e o segmento que você quer atuar
O primeiro passo é estudar bem todas as possibilidades de franquia, selecionando as áreas que te interessam ou que você possui conhecimento, e fazer um planejamento financeiro prévio. Quais valores são necessários para iniciar?

2) Avalie corretamente o modelo de negócio
Cada franquia possui um modelo de negócio e isso deve ser avaliado com cuidado. Uma das variáveis, por exemplo, é a remuneração, que pode ser mista (quando o franqueador ganha royalties além do percentual sobre todos os produtos adquiridos pelo franqueado) ou pura (quando a remuneração fica restrita aos royalties e às taxas de franquia pagas pelos franqueados).
Vale, também, pesquisar e conversar com outros franqueados sobre qual é o suporte oferecido pelo franqueador.


3) Busque informação sobre as burocracias e a situação contábil
As franquias possuem legislação própria: a Lei de Franquias, nº 8955/94. É importante que você conheça bem a legislação para atuar dentro da legalidade e entender seus direitos. Além disso, é importante se inteirar sobre outros documentos, como o COF (Circular de Oferta de Franquia), que inclui o valor será investido, define o perfil ideal do franqueado e esclarece as formas de montar o negócio; e o Contrato de Franquia, com todas as garantias.
E não esqueça de contar com um contador para um diagnóstico da situação contábil da empresa que você pretende investir. Isso será fundamental para minimizar os riscos do investimento.

Compartilhe: