Contabilidade para startups: uma aliada para seu negócio

A contabilidade sempre foi uma aliada das inovações tecnológicas do mercado, isso não é novidade. Nos últimos 10 anos, as startups conseguiram um espaço considerável no segmento empresarial brasileiro, e isso foi um alerta para algumas mudanças que precisavam acontecer na classe contábil para acompanhar esse ritmo. No geral, startups são essas ditas pequenas empresas em situação inicial no mercado com potencial para um crescimento rápido, custos de manutenção baixos, lucros significativos e ideias disruptivas.  

Assim como a contabilidade de negócios tradicionais, a contabilidade em startups também tem um papel fundamental de garantir a regularidade e processo administrativo da empresa, além da tomada de decisões. Mas o que muda nesse campo?

Nesse artigo, você vai entender por que a contabilidade para startups tem tomado um lugar estratégico no novo mercado internacional. 

Crescimento rápido, eficaz e focado em resultados

Considerando um perfil obrigatoriamente mais dinâmico e instantâneo, como no caso das startups, a contabilidade tem como principal objetivo funcionar como um catalisador. Ou seja, é com ela que a startup pode ganhar velocidade na gestão e consequentemente definir o seu lugar no mercado. 

A contabilidade em empresas desse segmento geralmente possui a expectativa de um crescimento rápido alinhado com agilidade burocrática, financeira e trabalhista. O que muda para as startups é a velocidade em que tudo isso pode e deve acontecer. Nesse sentido, entra para equação os investimentos tecnológicos de aumento da produtividade, segurança na informação e um profissional da contabilidade apto e atualizado.

Por isso, torna-se importante destacar a importância de uma contabilidade mais digital em um mercado igualmente veloz para que seja possível se tornar uma ferramenta de auxílio na gestão. Como um todo, a contabilidade para startups segue sendo fundamental para qualquer negócio e demonstra a necessidade diária que a contabilidade encontra de permanecer se renovando junto com as inovações do mercado.

Onde o tradicional e inovador se encontram 

Hoje, cada vez mais escritórios de contabilidade têm priorizado uma especialização no ramo das startups. Considerando o crescente aumento do ramo, a busca pelo contador com visão estratégica e atualizada para apoiar as decisões e planejamentos do novo negócio tem sido observada pelos escritórios.

A contabilidade se encontra, hoje mais do que nunca, com um mecanismo de gestão estratégica a curto, médio e longo prazo. Esses novos modelos sustentam também uma nova maneira de fazer contabilidade. Entretanto, a aposta na velocidade deve ter uma atenção redobrada para não atrelar bom desempenho à informalidade. 

Mesmo com todas as inovações, é dever do contador avaliar e definir quais serão os impostos e obrigações tributárias do negócio. Além disso, a contabilidade também tem um papel estratégico na captação de novos investimentos, sendo esses cruciais para que a startup permaneça respirando e florescendo. É a partir desse processo de planejamento estratégico, financeiro e tributário que a organização ganha oportunidade para alcançar seus principais objetivos no mercado. 

Por isso, antes de começar sua startup, não se esqueça dessa engrenagem essencial que é a contabilidade enquanto gestora, regularizadora e aliada do seu negócio, por mais disruptivo que ele possa ser.

Compartilhe: