As bobagens que eu acreditava antes de ser líder!

*Por Dirlene Costa – Mentora e facilitadora no processo de liderar

Lembro direitinho quando fui promovida a uma posição que precisava liderar pessoas. Tinha 28 anos e acreditava que se fosse competente seria suficiente para conduzir meu time ao êxito. Sabia de nada inocente, liderança pede competências específicas que nem sempre desenvolvemos quando trabalhamos sozinhos.

Também acreditava que gerir pessoas era o caminho para ser promovida e ganhar mais. Realmente isso aconteceu, mas o que ganhei mais foi responsabilidade, minha e sobre os resultados daqueles que conduzia.

Afinal, aprendi bem depois, que você delega tarefas, projetos, mas a responsabilidade pelo resultado final é do líder.

Por um longo tempo me faltou a autoconsciência do processo de liderar. Um líder precisa gerir pessoas, processos, projetos, relacionar com todos da empresa e fora, e claro, entregar resultados. Afinal, geralmente os profissionais são promovidos a liderança por sua competência técnica, mas nem sempre são desenvolvidos para competências comportamentais na maestria de gerir e liderar.

Esta história só mudou, quando realmente me conscientizei que estava fazendo muitas bobagens, apesar de entregar resultados considerado excelentes. Isso me levava a um esforço gigantesco, meu e da equipe, e nunca sentíamos bons o bastante. O esforço era maior do que o resultado.

A sacada foi reconhecer que eu precisava mudar, estava fazendo bobagens por desconhecimento do que é realmente liderar, e foi quando decidi me desenvolver para ser gestora e também líder.

O ponto aqui, é mostrar sem medo de ser feliz, a minha relação de bobagens e como tratei cada uma. Pode ser que você esteja cometendo alguma delas, se é líder há bastante tempo ou acabou de ser promovido para esta missão. 5 importantes bobagens que acreditei e me limitava enquanto líder:

1. Se sou competente, todos da minha equipe serão também, óbvio.

2. Delegar é falar o que preciso e esperar que o outro me entregue, óbvio.

3. Preciso controlar tudo, porque as pessoas erram e eu não posso errar, óbvio.

4. A forma de passar uma demanda é a mesma para todos, óbvio.

5. Quanto mais eu me esforçar, mais resultado minha equipe vai ter, óbvio. O óbvio na realidade não existe, já que somos indivíduos e temos formas diferentes de aprender, crescer e realizar.

Como resolvi isso?

1. Competência não é nata, pode ser desenvolvida. Portanto, preciso desenvolver as pessoas nas competências que precisam.

2. Delegação pede comunicação estruturada e acompanhamento. Peça, veja se o outro compreendeu, oriente, acompanhe e ajuste.

3. Preciso confiar nas pessoas e em mim. Criar uma visão de pontos críticos e gerenciá-los.

4. Cada pessoa tem um mapa de aprendizado diferente, portanto entenda a melhor forma para aquela pessoa e busque o seu melhor. Treine, treine, treine.

5. Esforço é importante, mas não é suficiente. Aprenda a fazer o esforço certo, planejando, gerenciando e ajustando as rotas. Foco em cada etapa da jornada que levará você e seu time ao resultado. Isso mudou a minha jornada e resultados, mas principalmente ajudou meu time a se desenvolver e crescer. Afinal, um dos propósitos de liderar é contribuir com o crescimento de resultados e principalmente de pessoas.

Dirlene Costa – Mentora e facilitadora no processo de liderar

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