A Copa do Mundo e a contabilidade

Estamos no início de mais uma copa do mundo, pela primeira vez em uma época do ano diferente do comum por conta do clima na região do Catar – sede desta edição. E claro, não poderíamos deixar de trazer esclarecimentos relacionando o evento mundial com a contabilidade. 

Como os três primeiros jogos da nossa seleção acontecerão em dias úteis, gerou entre os trabalhadores um grande questionamento sobre como será a jornada de trabalho para esses dias, você já sabe como pode e deve funcionar o sistema de compensação para a liberação?

Para falar sobre esse assunto, o mais importante é lembrar que tudo precisa ser acordado entre ambas as partes, empregador e empregado. Além disso, precisamos avaliar também se a atividade empresarial é essencial ou não e se for, buscar a possibilidade de escala entre os empregados para os dias de jogos. 

A empresa, por sua vez, não é obrigada a liberar os funcionários, independente da atividade, mas, caso opte pela liberação, temos alternativas previstas para segurar ambas as partes como: compensação de jornada ou banco de horas. No primeiro caso, de compensação, precisamos deixar claro que deve acontecer dentro do mesmo mês e optando por banco de horas pode ser feito abatendo eventual saldo positivo do trabalhador ou incluindo saldo negativo para que seja compensado posteriormente.

Se não houver um acordo pré-estabelecido entre empregador e empregado, poderá ser colocado um ponto de transmissão, como televisão ou telão, dentro do local de trabalho e paralisado apenas nos horários de jogos do Brasil. Em caso de falta sem justificativa poderá ser descontada do funcionário, inclusive o DSR (Descanso Semanal Remunerado), que só é de direito para quem cumprir integralmente os horários de trabalho.

Lembre-se que a Copa do Mundo é o maior evento esportivo mundial, por isso, temos que considerar a sua importância para os relacionamentos interpessoais e crescimento cultural dos cidadãos brasileiros.

E você, empreendedor, já sabia destas alternativas para liberação de seus funcionários? O que acha que esse período de Copa do Mundo poderá somar para os cidadãos brasileiros?

Compartilhe: