5 erros de gestão que podem levar uma empresa à falência

Não é fácil empreender no Brasil. Um dos locais com mais burocracia e altíssima carga tributária, o país, que no momento enfrenta uma grave crise econômica, pode se tornar um local inóspito para empreendedores que não se planejam previamente.

Uma pesquisa do SEBRAE feita com empresários em 2016 apontou os principais motivos que levam uma empresa à falência: em primeiro lugar, falta de capital de giro; alta carga tributária aparece em segundo lugar, seguido por falta de clientes, concorrência, baixo lucro e dificuldade financeira. Confira neste artigo 5 erros de gestão que podem levar uma empresa a fechar as portas.

Ausência de planejamento

Antes de abrir um negócio, é preciso demandar tempo com planejamento. Mas, em muitos casos, especialmente em cenário de crise, acontece o fenômeno chamado de “empreendedorismo por necessidade”, em que o planejamento pode ficar em segundo plano. Com um bom plano de negócios, é possível prever diversas situações e estar sempre um passo à frente do problema.

Entender as vantagens e desvantagens, conhecer os diferenciais do seu produto ou serviço e se preparar para épocas de baixa lucratividade são alguns dos pontos que deverão estar contemplados neste plano.

  • Gestão financeira mal feita

A gestão financeira envolve diversos processos, como a precificação dos produtos ou serviços, planejamento para momentos de baixa, separação correta das despesas pessoais e empresariais. Quando feita de forma incorreta, tem como consequência falta de capital, impedindo que o negócio honre com seus compromissos.

  • Falta de conhecimento do mercado

Atrelado à falta de planejamento prévio, desconhecer um mercado pode ser um erro fatal. É preciso estudar quem é seu público-alvo, como ele se comporta, qual será o investimento em marketing, qual é a concorrência, entre outros pontos ao se constituir um negócio. Mas, não só isso! Não adianta fazer esse estudo antes de abrir as portas e depois nunca mais tocar no assunto. O mercado está em constante mudança, então é preciso atualizá-lo de tempos em tempos.

  • Não reinvestir no negocio

Outro erro comum entre os empreendedores é não reinvestir no negócio. Seja em marketing, automatizando processos ou fazendo melhorias no estabelecimento, é preciso separar uma verba para reinvestir na própria empresa. Caso contrário, ficará sempre atrás dos concorrentes.

  • Processos contábeis precários

A Contabilidade, nos dias de hoje, vai muito além de emitir guias e fazer declarações. Ela pode apontar caminhos sobre onde investir mais ou menos, contribuir com a precificação, orientar sobre acesso a recursos e atração de novos investidores, por exemplo. De forma geral, pode apoiar a tomada de decisão do empresário. Por isso, contar com uma boa assessoria contábil, além das orientações tributárias e trabalhistas, também faz toda a diferença para o negócio a curto, médio e longo prazo.

Compartilhe: