3 técnicas infalíveis para um bom relacionamento com seus clientes

Um bom relacionamento com clientes é a peça chave para que todas as ferramentas de uma empresa se encaixem de maneira harmoniosa e isso não é novidade para ninguém. Com a introdução das redes sociais na rotina empresarial e um investimento maior em ações de aproximação com os clientes, muitos notaram como esse processo é crucial para um maior fator competitivo e destaque no mercado.

É um fato que manter clientes é algo muito mais vantajoso e barato do que tentar prospectar novos, afinal, é na retenção que você irá alavancar suas vendas e criar a base de confiança que você precisa para ser reconhecido por novas pessoas. Atualmente, essa retenção tem tido um resultado significativo através de ações em redes sociais, mas, para além do investimento digital, os valores e empenho da marca em relação ao indivíduo ainda são fatores fundamentais para sua fidelização.

Neste artigo, reunimos 3 técnicas infalíveis para você conseguir ter e manter um bom relacionamento com seus clientes.

Mudanças de perfil

Com a pandemia, diversos setores tiveram que se readaptar para que seus serviços continuassem firmes, e essa maneira de adaptação foi encontrada na internet. De acordo com levantamento promovido pela XP Investimentos, crescimento do e-commerce deve alcançar os 32% em 2021.

Em 2020, quando a pandemia teve seu início, esse modelo de mercado teve um crescimento considerável: no mês de dezembro de 2020, foi registrada alta de 53,83% em relação ao mesmo período de 2019 de acordo com os dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie.

Tudo isso mostra como uma mudança não somente nos negócios mas também no perfil do consumidor. Alguns setores, uns mais do que outros, precisam de novas estratégias para conseguir um bom relacionamento com clientes, principalmente considerando uma competitividade que só tende a crescer e o grande potencial tecnológico disponível. Mas afinal, como começar?

Conheça quem consome seus serviços e produtos

Ninguém mais quer ser tratado como apenas um potencial comprador. As pessoas gostam de ser reconhecidas pelo nome, lembradas por suas histórias e gostam quando se identificam com sua marca, valores e abordagem. Conhecer aquele que consome seu serviço ou produto é o primeiro passo para que esse relacionamento se construa.

É preciso entender suas necessidades, seus comportamentos, seus hábitos, desejos e impulsos. Por isso, é importante investir sempre nessa aproximação, seja com pesquisas de satisfação ou com presença nas redes sociais, grandes ferramentas para entender o perfil de consumidores. Além disso, é necessário também observar a percepção desses clientes em relação ao seu negócio e estar aberto ao feedback. Lembre-se que relacionamento é uma troca e no mercado isso não é diferente.

Invista em programas de fidelidade

Você voltaria para alguém que não demonstra interesse em você? Vendo pelo lado comercial, isso também é uma verdade. Clientes querem se sentir importantes e parte dessa comunidade, mas, acima de tudo, querem ter um motivo para voltar. Esse motivo, muitas vezes é a relação que ele constrói com sua empresa, seja através dos seus valores, do seu serviço ou até mesmo através do relacionamento com o empresário. Mas, acima de tudo, é o que ele ganha no final das contas.

Investir em programas de fidelidade é um ponto a mais para aqueles que querem ter um bom relacionamento com os clientes, principalmente a longo prazo, e isso significa pensar em métodos de recompensa e benefícios, seja por meio de descontos, brindes, atendimento personalizado e gratuidades.

Entenda que sua entrega vai além do produto ou serviço em si

Se você produz um brinquedo, não é ele seu produto, mas sim a felicidade de uma criança ao recebê-lo. Se você é um cozinheiro, não é a comida seu produto, mas sim a oportunidade de reunir uma família para comemorar o aniversário de alguém especial.

Entender que seu serviço vai muito além do que é palpável é o último passo para estruturar esse bom relacionamento. É através desse reconhecimento que os clientes se inspiram e entendem o motivo pelo qual estão ali.

Quais ações você coloca em prática, hoje, para fidelizar clientes?

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